EXERCÍCIOS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
SOM LONGO
Os exercícios de som longo podem ser realizados com os fonemas: "s", "x", "f", "g" e "z".
Algumas das maneiras de aplicar este exercício são:
- Inspirar lentamente e expirar primeiramente em 8s, depois 10s, 12s, 14s, 16s, 18s, 20s. (A quantidade de segundos expirados dependerá do condicionamento de cada aluno.)
- Pode ser realizado com o auxilio de placas coloridas, onde o professor leva algumas placas para a sala e escolhe os fonemas que utiliza-rá em cada cor das placas. Em seguida, esconde as placas atrás das costas e vai mostrando uma a uma para os alunos realizarem os exercícios de acordo com os fonemas solicitados pelo professor.
- Utilizando alguns movimentos para fazer os diferentes fonemas. No exemplo do vídeo abaixo, demonstro os exercícios que realizamos em sala. Primeiramente, Estica-se os braços para cima e inspira, ao expirar (fonemas "s" e "x") os braços vão abaixando conforme a quantidade de ar que o aluno consegue expirar. Alertando para que haja sempre movimento. Depois deitando a cabeça no ombro direito e esquerdo, expirando em "f"; olhando para trás (lado esquerdo e direito) e depois para cima, expirando em "f".
Exemplo com os fonemas "s" e "x"
Exercício expirando em "f".
- Alternando a inspiração e a expiração, rápido e lento, conforme o comando do professor. No exemplo do vídeo a seguir, realizo a seguinte sequência:
Inspira em 1s - segura 2s - expira em 8s
Inspira em 4s - segura 2s - expira em 1s
Inspira em 1s - segura 2s - expira em 1s
Exercício Caracol
Este exercício consiste em deixar a cabeça cair contra o peito soltar totalmente os braços para baixo, deixando-os pesados, e aos poucos ir curvando-se para baixo até o seu limite. Chegando no limite inspira e expira em "s" (depois em "x") e vai subindo lentamente, a cabeça é a ultima parte a volta no lugar. Como o exemplo do vídeo abaixo:
Exercício de staccato realizado com uma das onomatopeias da partitura de um grupo da sala. Lembrando que podem ser criadas com outras onomatopeias.
RESPIRAÇÃO E MOVIMENTO
Para cada fonema é possível criar um movimento para executá-lo. Como o exemplo a seguir:
Exercício com os fonemas "s" e "f".
RESPIRAÇÃO E MOVIMENTO
Para cada fonema é possível criar um movimento para executá-lo. Como o exemplo a seguir:
Observação: Neste exemplo, caminhei marcando 8 tempos e realizei 8 vezes cada fonema.
Outro exemplo de movimento, individual e em dupla:
Exercício com o fonema "x".
Nenhum comentário:
Postar um comentário